domingo, 11 de fevereiro de 2007

Frio ordena o Ral



No último dia de rali foram as temperaturas a bater recorde, na primeira especial do dia as temperaturas marcavam 20 graus negativos, essas temperaturas criaram problemas à equipa da Stobart Ford que viu o carro de Latvala parar quando a mangueira do óleo congelou, isto fez com que a equipa oficial da Ford parta para esta especial com cautela, mesmo assim Gronholm foi segundo na especial com Atkinson a ser 1 segundo mais rápido e a vencer a especial.

Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 8 C. ATKINSON 16:31.6 0.0 0.0
2. 3 M. GRÖNHOLM 16:32.9 1.3 1.3
3. 1 S. LOEB 16:35.0 2.1 3.4
4. 4 M. HIRVONEN 16:36.5 1.5 4.9
5. 18 T. GARDEMEISTER 16:38.8 2.3 7.2
6. 6 D. CARLSSON 16:42.3 3.5 10.7
7. 10 H. SOLBERG 16:44.6 2.3 13.0
8. 25 G. GALLI 16:50.1 5.5 18.5
9. 21 M. ÖSTBERG 16:58.1 8.0 26.5
10. 5 M. STOHL 16:58.5 0.4 26.9

No grupo N Araújo foi 7º mas subiu à 5ª posição da geral dos Pwrc, o Português partia para esta terceira Leg com o 6º lugar garantido acabou por ver Mirco Baldacci ter problemas e garantia assim a 5ª posição, a primeira entre os não Nórdicos.

Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 36 J. HÄNNINEN 17:45.2 0.0 0.0
2. 53 A. ALÉN 18:02.4 17.2 17.2
3. 59 O. SVEDLUND 18:03.9 1.5 18.7
4. 39 N. AL-ATTIYAH 18:05.2 1.3 20.0
5. 47 A. AIGNER 18:10.3 5.1 25.1
6. 34 M. HIGGINS 18:21.4 11.1 36.2
7. 49 M. PROKOP 18:24.6 3.2 39.4
8. 35 F. NUTAHARA 18:25.8 1.2 40.6
10. 33 L. BALDACCI 18:56.6 22.7 1:11.4
11. 44 F. FRISIERO 19:15.7 19.1 1:30.5
12. 31 T. ARAI 19:34.4 18.7 1:49.2
13. 38 K. SOHLBERG 20:54.4 1:20.0 3:09.2
14. 40 R. ERRANI 24:21.7 3:27.3 6:36.5
15. 45 M. BALDACCI 27:45.2 3:23.5 10:00.0

eS17
Henninng Solberg venceu a segunda especial do dia, o piloto da stobart foi 1 segundo mais rápido que Gronholm e mais 2 que Loeb.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 10 H. SOLBERG 5:42.2 0.0 0.0
2. 3 M. GRÖNHOLM 5:43.4 1.2 1.2
3. 1 S. LOEB 5:44.9 1.5 2.7
4. 25 G. GALLI 5:46.0 1.1 3.8
5. 8 C. ATKINSON 5:46.7 0.7 4.5
6. 6 D. CARLSSON 5:47.6 0.9 5.4
7. 4 M. HIRVONEN 5:48.1 0.5 5.9
= 18 T. GARDEMEISTER 5:48.1 0.0 5.9
9. 5 M. STOHL 5:51.0 2.9 8.8
10. 21 M. ÖSTBERG 5:51.7 0.7 9.5

Nos PWRC M. Baldacci recuperou os problemas da etapa anterior e venceu com o mesmo tempo que Allén, Araújo foi 7º com quase 1 segundo de avanço sobre o seu principal adversário Nutahara .
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 45 M. BALDACCI 6:14.7 0.0 0.0
= 53 A. ALÉN 6:14.7 0.0 0.0
3. 36 J. HÄNNINEN 6:16.4 1.7 1.7
4. 31 T. ARAI 6:16.8 0.4 2.1
5. 39 N. AL-ATTIYAH 6:16.9 0.1 2.2
6. 34 M. HIGGINS 6:18.2 1.3 3.5
7. 59 O. SVEDLUND 6:21.9 3.7 7.2
8. 46 A. ARAUJO 6:22.7 0.8 8.0
9. 35 F. NUTAHARA 6:23.4 0.7 8.7
= 49 M. PROKOP 6:23.4 0.0 8.7

eS18
No regresso à especial de Backa foi Gronholm a vencer, o piloto levou o seu focus à vitória e garantia assim uma vantagem na geral cada vez mais larga sobre Loeb que ficou com o segundo na etapa com mais 6 segundos que o vencedor.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 3 M. GRÖNHOLM 16:30.0 0.0 0.0
2. 1 S. LOEB 16:35.8 5.8 5.8
3. 18 T. GARDEMEISTER 16:38.4 2.6 8.4
4. 10 H. SOLBERG 16:40.0 1.6 10.0
5. 4 M. HIRVONEN 16:40.1 0.1 10.1
6. 6 D. CARLSSON 16:44.5 4.4 14.5
7. 2 D. SORDO 16:55.0 10.5 25.0
8. 25 G. GALLI 16:56.0 1.0 26.0
9. 23 P. FLODIN 17:08.7 12.7 38.7
10. 19 J. KOPECKÝ 17:09.4 0.7 39.4

Araújo foi 3º nesta Etapa, o piloto nacional distanciava-se assim de Nutahara, o vencedor da etapa foi Hanninnen que tinha a vitória na geral PWRC garantida.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 36 J. HÄNNINEN 17:39.6 0.0 0.0
2. 38 K. SOHLBERG 17:52.4 12.8 12.8
3. 46 A. ARAUJO 17:57.6 5.2 18.0
4. 53 A. ALÉN 18:01.4 3.8 21.8
5. 31 T. ARAI 18:02.5 1.1 22.9
6. 49 M. PROKOP 18:03.9 1.4 24.3
7. 59 O. SVEDLUND 18:06.8 2.9 27.2
8. 35 F. NUTAHARA 18:10.2 3.4 30.6
9. 47 A. AIGNER 18:14.7 4.5 35.1
10. 33 L. BALDACCI 18:55.3 40.6 1:15.7

eS19
Gronholm aumentou nesta especial a vantagem para Loeb, o piloto da Bp-Ford dois segundos mais rápido que o Francês que estava mais preocupado em manter o segundo lugar da geral do que em atacar.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 3 M. GRÖNHOLM 5:44.1 0.0 0.0
2. 1 S. LOEB 5:46.1 2.0 2.0
3. 10 H. SOLBERG 5:47.8 1.7 3.7
4. 4 M. HIRVONEN 5:48.4 0.6 4.3
5. 18 T. GARDEMEISTER 5:49.7 1.3 5.6
6. 2 D. SORDO 5:52.0 2.3 7.9
7. 23 P. FLODIN 5:57.0 5.0 12.9
8. 5 M. STOHL 6:00.6 3.6 16.5
9. 21 M. ÖSTBERG 6:01.9 1.3 17.8
10. 6 D. CARLSSON 6:04.8 2.9 20.7

No mundial de produção o campeão em titulo apareceu, o piloto do Qatar Al-attiyah foi primeiro com o mesmo que Hanninnen, enquanto que o mitsubishi de Araújo foi sexto.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 36 J. HÄNNINEN 6:05.9 0.0 0.0
= 39 N. AL-ATTIYAH 6:05.9 0.0 0.0
3. 31 T. ARAI 6:08.4 2.5 2.5
4. 38 K. SOHLBERG 6:10.9 2.5 5.0
5. 53 A. ALÉN 6:11.2 0.3 5.3
6. 46 A. ARAUJO 6:16.8 5.6 10.9
= 49 M. PROKOP 6:16.8 0.0 10.9
8. 35 F. NUTAHARA 6:18.6 1.8 12.7
9. 47 A. AIGNER 6:20.4 1.8 14.5
10. 59 O. SVEDLUND 6:24.3 3.9 18.4

eS20
No fecho da prova já nada se decidia, era uma especial igual à que abriu o rali da Suécia, e foi vencida por quem dominou a seu belo prazer os trechos de neve e gelo, Marcus Gronholm, o piloto da Ford venceu a especial, com Gardemeister em segundo e Flodin em terceiro.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 3 M. GRÖNHOLM 1:40.7 0.0 0.0
2. 18 T. GARDEMEISTER 1:42.2 1.5 1.5
3. 23 P. FLODIN 1:42.3 0.1 1.6
4. 6 D. CARLSSON 1:43.2 0.9 2.5
5. 11 L. PEREZ COMPANC 1:43.8 0.6 3.1
6. 12 J. PABLO RAIES 1:44.1 0.3 3.4
7. 36 J. HÄNNINEN 1:44.3 0.2 3.6
8. 31 T. ARAI 1:44.5 0.2 3.8
9. 1 S. LOEB 1:44.7 0.2 4.0
10. 19 J. KOPECKÝ 1:45.0 0.3 4.3

No PWRC a vitória foi para Hanninnen, o ex-campeão Arai foi segundo e em terceiro ficou o Português Araujo a pouco mais de 1 segundo.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Diff Prev Diff Ldr
1. 36 J. HÄNNINEN 1:44.3 0.0 0.0
2. 31 T. ARAI 1:44.5 0.2 0.2
3. 46 A. ARAUJO 1:46.0 1.5 1.7
4. 38 K. SOHLBERG 1:46.9 0.9 2.6
5. 35 F. NUTAHARA 1:47.7 0.8 3.4
6. 59 O. SVEDLUND 1:48.2 0.5 3.9
7. 53 A. ALÉN 1:50.6 2.4 6.3
8. 44 F. FRISIERO 1:51.3 0.7 7.0
9. 40 R. ERRANI 1:56.3 5.0 12.0
10. 33 L. BALDACCI 1:56.9 0.6 12.6

O Rali termina assim com a vitória de Gronholm, o piloto Filandês conhece como ninguém as pistas cheias de neve e gelo e venceu sem problema este rali, o Francês Loeb foi segundo enquanto Hirvonen garantiu assim o 3º lugar. O companheiro de equipa do Francês, Daniel Sordo, foi apenas 12º, depois de no rali anterior ter sido 2º.
Pos. No. Driver/Car Stage Time Pen Time Total Time Diff Prev Diff Ldr
1. 3 M. GRÖNHOLM 3:08:40.7 0:00 3:08:40.7 0.0 0.0
2. 1 S. LOEB 3:09:34.5 0:00 3:09:34.5 53.8 53.8
3. 4 M. HIRVONEN 3:10:22.2 0:00 3:10:22.2 47.7 1:41.5
4. 10 H. SOLBERG 3:10:50.5 0:00 3:10:50.5 28.3 2:09.8
5. 6 D. CARLSSON 3:12:18.5 0:00 3:12:18.5 1:28.0 3:37.8
6. 18 T. GARDEMEISTER 3:11:44.9 0:50 3:12:34.9 16.4 3:54.2
7. 5 M. STOHL 3:13:53.2 0:00 3:13:53.2 1:18.3 5:12.5
8. 8 C. ATKINSON 3:14:45.4 0:10 3:14:55.4 1:02.2 6:14.7
9. 21 M. ÖSTBERG 3:16:27.7 0:00 3:16:27.7 1:32.3 7:47.0
10. 19 J. KOPECKÝ 3:16:33.2 0:00 3:16:33.2 5.5 7:52.5

Assim Loeb lidera o campeonato com 18 pontos, Gronholm é segundo com 16 pontos e em terceiro Hirvonen. Que venha o rali da Noruega.
1. S. LOEB (F)








18Pts

2. M. GRÖNHOLM (FIN)








16Pts

3. M. HIRVONEN (FIN)








10Pts

4. D. SORDO (E)








8Pts

5. C. ATKINSON (AUS)








6Pts


Nos PWRC a vitória foi para outro Nórdico Hanninnen venceu sem dificuldades depois de um furo fora de horas a Sohlberg, o PortuguÊs Armindo Araújo foi 5º e o melhor não Nórdico, e ficou à frente de pilotos como o campeão em titulo Al-Alttiyah e Nutahara.
pos. No. Driver/Car Stage Time Pen Time Total Time Diff Prev Diff Ldr
1. 36 J. HÄNNINEN 3:23:01.8 0:00 3:23:01.8 0.0 0.0
2. 59 O. SVEDLUND 3:25:29.2 0:00 3:25:29.2 2:27.4 2:27.4
3. 53 A. ALÉN 3:26:07.8 0:00 3:26:07.8 38.6 3:06.0
4. 38 K. SOHLBERG 3:27:11.9 0:00 3:27:11.9 1:04.1 4:10.1
5. 46 A. ARAUJO 3:29:47.7 0:20 3:30:07.7 2:55.8 7:05.9
6. 35 F. NUTAHARA 3:30:34.9 0:00 3:30:34.9 27.2 7:33.1
7. 31 T. ARAI 3:33:29.7 0:00 3:33:29.7 2:54.8 10:27.9
8. 39 N. AL-ATTIYAH 3:45:19.0 0:00 3:45:19.0 11:49.3 22:17.2
9. 44 F. FRISIERO 3:50:02.9 0:00 3:50:02.9 4:43.9 27:01.1
10. 47 A. AIGNER 3:50:44.2 0:10 3:50:54.2 51.3 27:52.4

Assim Hanninnen parte como lider do campeonato para a próxima prova no México, Araújo não irá correr nas duas provas sul-Americanas e só voltará à pista com um grupo N na Grécia.

P.S: Numa noticia de última hora o piloto Hanninnen foi desclassificado na ultima especial, assim Armindo Araújo sobe à 4ª posição da geral de Pwrc.

Sem comentários: